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Jogo da Memória

Por Guilherme Albuquerque Pinto, Universidade Federal Juiz de Fora Brazil

Timelimit: 2

Pedro e Paulo resolveram complicar um pouco o tradicional Jogo da Memória, em que os jogadores precisam virar duas cartas iguais. Eles colocam N cartas no chão, com as faces viradas para baixo. A face de cada carta tem a figura de um número de 1 até N/2, sendo que exatamente duas cartas possuem a figura de cada número entre 1 e N/2. Como as cartas têm as faces viradas para baixo, elas podem também ser identificadas por suas posições, que são inteiros de 1 a N. Pedro e Paulo então desenham no chão, usando giz, algumas linhas ligando pares de cartas, de modo que para qualquer par de cartas (A, B) existe uma e apenas uma sequência de cartas e linhas desenhadas que leva de A até B. A figura abaixo mostra um exemplo de jogo, (a) com todas as cartas com as faces viradas para baixo, e (b) com todas as cartas com as faces viradas para cima.

O jogo é jogado com todas as cartas com as faces viradas para baixo. A cada jogada, o jogador deve escolher um par de cartas A e B. Se as faces das duas cartas escolhidas têm a mesma figura, o jogador acumula um número de pontos igual ao número de linhas desenhadas que existem no caminho entre as cartas A e B. Pedro e Paulo, agora, estão estudando qual é a melhor estratégia para esse jogo e precisam da sua ajuda para resolver uma tarefa específica: dadas as cartas existentes em cada posição, e as ligações desenhadas com giz, calcular o maior valor total de pontos que é possível acumular.

Entrada

A primeira linha da entrada contém o número de cartas N (2 ≤ N ≤ 50000, N é par). A segunda linha da entrada contém N inteiros Ci, indicando qual número está anotado na carta na posição i (1 ≤ CiN/2, para 1 ≤ iN). As cartas são dadas na ordem crescente das posições: a primeira carta ocupa a posição 1, a segunda a posição 2, e assim por diante até a última carta, que ocupa a posição N. Cada uma das N − 1 linhas seguintes contém dois números A e B, indicando que existe uma linha desenhada entre as cartas nas posições A e B (1 ≤ AN e 1 ≤ BN).

Saída

Seu programa deve produzir uma linha contendo um inteiro, o maior valor total de pontos que é possível acumular.

Exemplo de Entrada Exemplo de Saída

6
3 2 1 1 2 3
1 2
3 4
6 5
2 6
3 6

5

8
1 2 3 3 2 4 1 4
1 2
2 3
2 6
5 6
6 8
7 8
4 7

12