Por Leandro Zatesko, UFFS Brazil
Caso você ainda não saiba, o estudante Alesom Zorzi, um dos nossos heróis do AKM (time da UFFS que fez 6 balões na Primeira Fase da Maratona de Programação), é enxadrista, tendo inclusive conquistado algumas medalhas em torneios importantes.
Das peças do xadrez, uma das peças mais interessantes é o cavalo, a qual pode pular de uma casa de coordenadas (i1, j1) para uma de coordenadas (i2, j2) se e somente se {|i1 - i2|, |j1 - j2|} = {1, 2}.
Inspirado na série Star Trek, Alesom desenvolveu sua própria variante do Xadrez 3D, na qual o jogo é composto não de 1, mas de L tabuleiros de dimensões N × M, cada um num nível numerado de 1 a L. A propósito, as linhas de cada nível são numeradas de 1 a N, e as colunas, de 1 a M, de modo que cada posição do jogo pode ser identificado por uma tripla de coordenadas (i, j, k), sendo i o índice da linha, j o índice da coluna e k o índice do nível. Um cavalo nesta variante do Xadrez 3D pode pular de uma casa de coordenadas (i1, j1, k1) para uma de coordenadas (i2, j2, k2) se e somente se {|i1 - i2|, |j1 - j2|, |k1 - k2|} = {0, 1, 2}. A figura ilustra um cavalo na posição (5, 5, 1) de um jogo com 3 níveis de dimensões 8 × 8, destacando suas posições adjacentes.
A primeira linha da entrada contém unicamente os inteiros N, M e L (8 ≤ N, M ≤ 100, 3 ≤ L ≤ 100). A segunda linha contém uma tripla de coordenadas (i1, j1, k1), e a terceira linha contém uma tripla de coordenadas (i2, j2, k2) (1 ≤ i1, i2 ≤ N, 1 ≤ j1, j2 ≤ M, 1 ≤ k1, k2 ≤ L).
Imprima uma linha contendo um único inteiro, o qual represente o número mínimo de movimentos necessários para um cavalo ir da posição (i1, j1, k1) à posição (i2, j2, k2).
Exemplo de Entrada | Exemplo de Saída |
8 8 3 |
2 |