beecrowd | 2300

Transmissão de Energia

Por OBI - Olimpíada Brasileira de Informática 2005 BR Brazil

Timelimit: 1

A distribuição de energia para as diversas regiões do país exige um investimento muito grande em linhas de transmissão e estações transformadoras. Uma linha de transmissão interliga duas estações transformadoras. Uma estação transformadora pode estar interligada a uma ou mais outras estações transformadoras, mas devido ao alto custo não pode haver mais de uma linha de transmissão interligando duas estações.

As estações transformadoras são interconectadas de forma a garantir que a energia possa ser distribuída entre qualquer par de estações. Uma rota de energia entre duas estações e1 e ek é definida como uma sequência (e1 , l1 , e2 , l2 , ...ek−1 , lk−1 , ek ) onde cada ei é uma estação transformadora e cada li é uma linha de transmissão que conecta ei ei+1.

Os engenheiros de manutenção do sistema de transmissão de energia consideram que o sistema está em estado normal se há pelo menos uma rota entre qualquer par de estações, e em estado de falha caso contrário.

Figura 1: Dois exemplos de sistemas de transmissão: (a) sistema em estado normal; (b) sistema em estado de falha.

Um grande tornado passou pelo país danificando algumas das linhas de transmissão, e os engenheiros de manutenção do sistema de transmissão de energia necessitam de sua ajuda.

Dada a configuração atual do sistema de transmissão de energia, descrevendo as interconexões existentes entre as estações, escreva um programa que determine o estado do sistema.

Entrada

A entrada é composta de vários casos de teste. A primeira linha de um caso de teste contém dois números inteiros E e L indicando respectivamente o número de estações (3 ≤ E ≤ 100) e o número de linhas de transmissão do sistema (E − 1 ≤ LE × (E − 1)/2)que continuam em funcionamento após o tornado. As estações são identificadas por números de 1 a E. Cada uma das L linhas seguintes contém dois inteiros X e Y que indicam que existe uma linha de transmissão interligando a estação X à estação Y. O final da entrada é indicado por E = L = 0.

A entrada deve ser lida do dispositivo de entrada padrão (normalmente o teclado).

Saída

Para cada caso de teste seu programa deve produzir três linhas na saída. A primeira identifica o conjunto de teste no formato “Teste n”, onde n é numerado a partir de 1. A segunda linha deve conter a palavra “normal”, se, para cada par de estações, houver uma rota que as conecte, e a palavra “falha” caso não haja uma rota entre algum par de estações. A terceira linha deve ser deixada em branco. A grafia mostrada no Exemplo de Saída, abaixo, deve ser seguida rigorosamente.

A saída deve ser escrita no dispositivo de saída padrão (normalmente a tela).

Exemplo de Entrada Exemplo de Saída

6 7

1 2

2 3

3 4

4 5

5 6

6 2

1 5

4 3

1 2

4 2

1 4

0 0

Teste 1

normal


Teste 2

falha